Ver
Escolha

Marketing

*

Marca

*

Comunicação

*

Negócio

flairb*

Porto Alegre

Av Carlos Gomes, 1000 - 5ºAndar
F* +55 51 3039.5757

São Paulo

Rua Irmã Gabriela, 51
F* +55 11 5461.1021

Conteúdos
  • Home
  • Blog
  • Storytelling e a Fantástica Fábrica de Desejos

Storytelling e a Fantástica Fábrica de Desejos

Categoria  Branding
Data:  Mai 2025
Autor:  mariane

Imagine que você acabou de comprar uma bolsa de luxo. Pagou caro. Comprou o mito: feita à mão, por artesãos, com materiais raros e todo um processo exclusivo.

Agora imagine abrir o TikTok e ver um vídeo de um suposto fabricante chinês dizendo: “Essa bolsa? A gente produz igualzinha aqui, por 1% do valor.” A bomba está lançada.  E não é só contra a marca. É contra o próprio sistema de valor do luxo.

Nos últimos dias, uma onda de vídeos postados no TikTok por supostos trabalhadores ou donos de fábricas chinesas começou a expor os bastidores da produção de produtos que deveriam ser “raros”. Em muitos casos, o que se vê são produtos idênticos aos vendidos por grifes internacionais sendo produzidos de forma industrial, em larga escala  e revendidos em plataformas como Alibaba por preços muito menores. O resultado? Um princípio de crise narrativa. O luxo sempre se baseou na escassez. No tempo. No toque humano. É o “feito para poucos” que sustenta o preço e, mais ainda, o desejo

As grifes não perderam tempo e correram para provar, em vídeos e posts, que suas peças continuam sendo produzidas nos países de origem e que aquelas peças produzidas na China não passavam de cópias, uma prática comum no mercado de moda. Mas na guerra narrativa, é preciso ter cuidado para não se perder nas trincheiras do storytelling.

A Chanel, por exemplo, publicou um vídeo mostrando suas bolsas sendo feitas por máquinas, o que causou alvoroço nas redes sociais. Ao revelar que boa parte do processo de produção é automatizado, a grife se distanciou da imagem de luxo artesanal que sempre vendeu. Diante da repercussão negativa, a Chanel correu para apagar o conteúdo, e substituiu por imagens que destacam o trabalho manual. Mas já era tarde demais. Por mais que as máquinas sejam de última geração, o luxo da alta-costura sempre se sustentou na narrativa artesanal e na exclusividade. 

No fim das contas, esse alarde entre China e marcas de luxo não passou de uma manobra política, um contra-ataque estratégico ao tarifaço dos EUA contra a China, para movimentar o mercado asiático. Mas a grande lição de toda essa história está em: o quão envolvente e poderosa pode ser uma história, se contada de forma estratégica?

No livro Storybrand, Donald Miller diz que as narrativas que capturam a mente do consumidor são aquelas que falam diretamente com as necessidades primitivas do ser humano. Segurança, poder, relacionamentos. Tudo o que nos ajuda a sobreviver e prosperar movimentará em nós o desejo; seja ele por pertencimento, poder ou propósito. E o desejo sempre será a segunda principal engrenagem no motor capitalista (a primeira é o lucro), porque não escolhemos marcas pelos produtos que nos oferecem, mas pelas histórias que nos contam. 

Isso significa que na indústria do luxo, a máxima não é sobre a qualidade do produto, mas sobre quem o pode ter. O luxo sempre foi sinônimo de exclusividade (o oposto de inclusão) e esse é um ponto que algumas marcas esquecem ao longo de sua trajetória. Um exemplo emblemático é o da Victoria’s Secret, referência em lingerie de alto padrão. Ao tentar adotar um posicionamento mais inclusivo, perdeu parte da aura de fantasia, exclusividade e desejo que construiu por décadas. Um equívoco estratégico de branding e storytelling que comprometeu a essência da marca.

O Storytelling é uma ferramenta poderosa na mente humana. É por causa dele que não desejamos apenas produtos de  tecnologia, mas o pensar diferente da Apple. Estamos ansiosos por fazer parte de algo e para que os outros saibam disso (o que é muito importante). O Storytelling é a fantástica fábrica de desejos e quem sabe contar uma boa história (uma em que o cliente se diferenciará se fizer parte), encontrou o ticket dourado.

Quer deixar sua marca? Nós o ajudaremos a
transformar seu projeto em uma história de sucesso.

Fique atualizado com as
últimas notícias assinando
nossa newsletter!

Flairb*
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.