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Muitos empreendedores, quando decidem dar o pontapé para a criação da sua marca, se deparam com essa palavra em inglês: branding. Que em seu significado traz a junção de brand (marca) mais o gerúndio ing (que dá noção de continuidade.) e então vem o receio de investir nesta etapa por conta de um mito publicitário que diz que “o branding demora”. O branding não demora, o branding é o início, o meio e o futuro. O branding é a continuidade e não só pode, como deve ser aplicado desde o princípio.
O branding nada mais é do que o processo de construção de uma marca. São as estratégias e ações que visam criar uma personalidade sólida. É sobre desenvolver uma imagem de valor que torne a sua marca única e principalmente reconhecível no mercado e na mente do seu cliente.
E reconhecimento é algo que toda marca deseja, não é mesmo?
Por isso sim, o branding é para todos os tipos de empresa.
Os elementos do Branding
O Branding é formado tanto por elementos visuais, quanto comportamentais, e estes são interdependentes. Se de um lado é preciso ter uma identidade visual capaz de distinguir a marca das demais concorrentes, do outro é preciso ter valores que guiem a forma como a empresa se posiciona e se comunica no mercado. Por isso, conheça alguns dos elementos que que fortalecem a sua presença de marca:
Identidade visual
É um dos primeiros elementos que percebemos logo de cara em. Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica!”? Pois é exatamente isso. A identidade visual é a primeira impressão, e inclui o logotipo, as cores, a tipografia e todos os elementos gráficos que irão compor esta “roupa” da marca. É muito importante explorar as opções e significados do que cada cor, estilo e forma representam, para passar a mensagem correta.
Tom e voz de marca
Este elemento fala sobre como a linguagem é um crucial para criar conexão com os consumidores. O tom de voz deve refletir a personalidade da marca e ser consistente em todos os canais de comunicação, seja nas redes sociais, no site, em campanhas publicitárias ou no atendimento ao cliente. É necessário falar a mesma língua sempre.
Valores e Missão
Chegamos no coração do que significa o Branding. Os valores e a missão são os pilares para a construção de marcas que desejam olhar para o futuro. Aqui definimos as ações, o posicionamento, quais os caminhos a seguir diante de desafios e principalmente qual é o propósito da existência da marca.
Relacionamento é a experiência do cliente
Tudo é experiência! O primeiro contato no site ou na loja, o atendimento, o pós-venda, o brinde no aniversário e até mesmo os anúncios nas redes sociais: toda e qualquer interação deve ser projetada com estratégia para reforçar a identidade e criar um relacionamento com o cliente, gerando percepções positivas da presença da empresa em qualquer lugar.
O Branding é necessário para todas as marcas que desejam se destacar
O branding é uma ferramenta poderosa para construir marcas fortes com posicionamentos estratégicos. Vai além da criação de um logotipo ou de um slogan certeiro, é sobre formar todo um universo irresistível para o consumidor, que seja coerente em seu discurso e em sua imagem.
Vale lembrar que o branding é um processo contínuo, ele não tem um final. Ações como analisar plataformas, perceber as tendências do mercado, estudar o comportamento do público e aprender a se reinventar, fazem parte do processo de construir uma boa imagem de marca.
E para isso você pode contar com os talentos da Flairb! Nosso time está preparado para ajudar você a construir uma marca sólida e com propósito através de estratégias visuais e posicionamentos assertivos.
Estamos ansiosos para tornar o seu sonho uma realidade de sucesso no mercado. Vamos juntos colocar a sua marca no mundo? Entre em contato em www.flairb.com.br e fale com um dos nossos talentos.
Até a próxima!