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O início do ano é decisivo para o sucesso de qualquer negócio, e na Flairb não acreditamos em “deixar para depois do carnaval”. Para nós, os primeiros três meses são a base do que define o ritmo do crescimento e o potencial de faturamento ao longo do ano, pois é nesse período que as estratégias devem ser planejadas e executadas com foco no crescimento.
De todos os tópicos abordados em eventos empresariais nos últimos anos, talvez a diversidade corporativa tenha sido um dos mais mencionados. O termo refere-se à inclusão de pessoas com diferentes origens, características e perspectivas em uma organização. Que abrange dimensões como gênero, raça, etnia, idade, orientação sexual, religião, habilidades, cultura e outras. Se existem alguns empresários que torcem o nariz para a ideia, é porque ainda não compreenderam os reais benefícios de se ter uma equipe diversificada. Não se trata apenas de criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e representativo, mas de garantir que seja um local altamente inovador, onde insights e soluções criativas floresçam de maneira natural.
Quando pessoas com diferentes experiências e perspectivas se reúnem, a troca de ideias enriquece o processo de tomada de decisão, oferecendo abordagens únicas para desafios e oportunidades do mercado. É mais do que incluir pessoas de diferentes contextos. É sobre incluir a perspectiva delas. E este é um pilar estratégico para empresas que desejam aumentar o seu faturamento.
Mente abertas à novas oportunidades
Pensando para além de currículos e habilidades, a visão de mundo dos colaboradores pode ser um grande diferencial e um catalisador de inovação para a empresa. Ela funciona como um “óculos” pelo qual interpretamos a vida, influenciando nossas decisões, comportamentos e interações uns com os outros.
Quando a Coca-Cola adapta suas campanhas ao contexto cultural local, como em “Share a Coke”, que personalizou garrafas com nomes populares, cria uma forte conexão com as comunidades. O impacto foi notável: aumento de 7% no consumo entre jovens adultos e 2% nas vendas nos EUA, revertendo uma década de queda na receita.
Essa campanha exemplifica como a pluralidade de ideias gera insights e estratégias inovadoras. Empresas que valorizam diferentes perspectivas criam produtos e campanhas mais alinhados aos consumidores, aumentando a satisfação, fortalecendo a marca e impulsionando o faturamento.
O que a sua empresa ganha com diversidade, na realidade?
Equipes diversas ampliam a visão da empresa, refletindo a sociedade e identificando nichos negligenciados ou adaptando produtos a públicos específicos. Além disso, é possível desenvolver produtos mais inclusivos, como cosméticos para diferentes tons de pele ou serviços financeiros voltados para comunidades sub-representadas, e criar campanhas que realmente dialoguem com diferentes públicos, aumentando o engajamento.
Consumidores estão cada vez mais atentos às práticas de diversidade e inclusão, valorizando marcas que os representem de forma autêntica. O resultado é um ciclo virtuoso: mais inovação, maior conexão com clientes e um impacto direto no crescimento da receita.
Sua empresa tem as estratégias certas para lucrar mais em 2025? A Flairb tem. Acesse nosso site e traga o seu projeto para onde mora a inovação.