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O que faz a sua marca única no mundo?

Categoria  Branding
Data:  Set 2024
Autor:  mariane

Quando buscamos no dicionário on-line o significado da palavra identidade, encontramos a seguinte resposta: identidade é o conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la. Distinguir é uma palavra que define bem a ideia do que é construir uma identidade visual e verbal dentro do marketing. É preciso saber diferenciar. E podemos parafrasear Saint-Exupéry quando dizemos que sua marca se torna única no mundo, de acordo com o tempo que você dedica a ela. 

A identidade de uma marca vai muito além de um logotipo ou de um slogan impactante. Ela abrange um conjunto de elementos visuais e verbais que, quando bem orquestrados, transmitem com excelência a essência da comunicação de uma empresa, gerando conexão entre os valores, a missão e a personalidade de forma eficaz. É como criar uma lembrança na mente das pessoas de que tais elementos pertencem à determinada marca. 

Identidade visual é o primeiro impacto

Sabe aquele ditado “A primeira impressão é a que fica.”? É exatamente sobre isso. A identidade visual é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca e abrange tudo o que o olho alcança. Inclui cores, tipografia, ícones, formas e todos os elementos gráficos. Criar uma identidade visual forte facilita o reconhecimento por parte do público e gera uma noção de familiaridade. É quando você enxerga aquela cor ou aqueles elementos em algum lugar e já identifica a quem pertence. Além do mais, a identidade visual também é capaz de traduzir, através dos elementos, a proposta da empresa, seja através de cores vivas para transmitir energia ou traços finos para delicadeza. A imagem tem o poder de nos chamar a atenção e remeter a significados já intrínsecos em nossas mentes.

A voz da marca

Se a identidade visual impacta e chama a atenção, a identidade verbal é responsável por despertar interesse e reter as pessoas através do discurso. É o estilo de comunicação utilizado pela marca em todos os canais. E existe uma regra para isso: precisa ser coerente em todos os pontos de contato com o público. Algumas marcas podem se comunicar de forma descontraída e irreverente se assim visar um público jovem, enquanto que outras podem explorar uma comunicação mais formal, se desejarem ser percebidas com seriedade. A ID verbal é fundamental para construir relacionamento com o público e fortalecer a personalidade da marca.

Toda identidade precisa ser autêntica e consistente

Para construir uma identidade sólida, tanto identidade visual quanto verbal precisam estar alinhadas. Alinhadas considerando todos os pontos de comunicação. Isso cria uma experiência concisa e torna o reconhecimento muito mais fácil. Por isso é importante ter essa visão desde o início da construção da marca. Aqui na Flairb, estamos prontos para embarcar nessa jornada de autenticidade e criatividade para o seu negócio. Que tal construirmos uma marca memorável? Acesse o site e vamos conversar.

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